Por que devemos estudar a humanidade de Cristo?

POR QUE DEVEMOS ESTUDAR A HUMANIDADE DE CRISTO?

QUE DIFERENÇA FARÁ PARA MIM SABER SE CRISTO ERA SEMELHANTE AO ADÃO ANTES DA QUEDA OU APÓS A QUEDA? ISSO VAI INFLUIR NA MINHA SALVAÇÃO?

Essa pergunta é importantíssima. Sim, deveras importantíssima, “pois está diretamente relacionada com a compreensão da nossa salvação.” Primeiramente, considere que Ellen G. White escreveu que:

a)      A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. Isto deve constituir nosso estudo. Cristo foi um homem real; deu prova de Sua humildade, tornando-Se homem. Entretanto, era Ele Deus na carne. Quando abordamos este assunto, bem faremos em levar a sério as palavras dirigidas por Cristo a Moisés, junto à sarça ardente: "Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." Êxo. 3:5. Devemos aproximar-nos deste estudo com a humildade de um discípulo, de coração contrito. E o estudo da encarnação de Cristo é campo frutífero, que recompensará o pesquisador que cave fundo em busca de verdades ocultas. (ME VOL.244)
Comentários:

 Obviamente a 'humanidade do Filho de Deus' envolve qual natureza humana Ele assumiu.

Se a sua humanidade é TUDO PARA NÓS, devemos, com reverência, tratar de entender bem esse tema, pois algo que é tudo para nós poderia não ser importantíssimo? Por isso, Isto deve constituir nosso estudo.  E por que devemos estudá-la?  Porque é campo frutífero, que recompensará o pesquisador que cave fundo em busca de verdades ocultas. Faz, sim, diferença vital o fato de alguém aceitar o pré ou o pós-lapsarianismo.

“Quando quisermos estudar uma questão profunda, devemos fixar nossas mentes nas coisa mais maravilhosa jamais ocorrida quer na terra quer no céu a encarnação do Filho de Deus” (Ellen White Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia vol.7 pág.904)

ALGUNS DIZEM: “ NÃO QUERO SABER PORQUE É UM ASSUNTO POLÊMICO”, VEJA ESSA ADVERTÊNCIA:

Os que têm oportunidade de ouvir a verdade, mas não se esforçam para ouvi-la ou compreendê-la, pensando que, se não a ouvirem não serão responsáveis, serão considerados culpados perante Deus, como se a tivessem ouvido e rejeitado. Não haverá desculpa para os que preferem continuar no erro, quando poderiam compreender o que é verdade. Em Seus sofrimentos e morte, Jesus fez expiação por todos os pecados de ignorância, mas não foi tomada nenhuma providência para a cegueira voluntária. E.F. pág. 187


A escada que Jacó sonhou representava Jesus, o único meio de comunicação entre Deus e o homem. O topo da escada representa a divindade de Cristo. Os pés da escada representa a sua humanidade. Se cortarmos os pés da escada ou o topo da escada, ela já não põe em comunicação a terra e o céu. Negar a humanidade de Cristo, é cortar os pés da escada. Daí a importância de estudarmos sua humanidade para não excluirmos o Cristo da bíblia, o Salvador dos homens.

ISSO VAI INFLUIR NA MINHA SALVAÇÃO?  Sim! Sem sobras de dúvidas. Considere a próximo comentário:

(1) Se você aceitar a definição de que 'pecado é também natureza, o que somos', atribuirá 'carne santa' a Jesus Cristo, ou seja: aceitará que Ele teria vindo com a natureza de Adão antes-da-queda; aceitará, então, também que a Justificação pela fé é apenas a justiça imputada e, finalmente, convencer-se-á que é impossível obedecer perfeitamente a Deus. É impossível -- àquele que definir pecado como natureza -- alimentar qualquer possibilidade de não ter pecado, posto que ele se considera a si próprio como um pecado, e um pecado insolúvel.

Por outro lado (2) Se você aceitar a definição de que 'pecado é escolha', atribuirá a Jesus Cristo uma carne igual à nossa, com tendências hereditárias ao mal; aceitará que a Justificação pela fé é a justiça imputada e comunicada e, finalmente, convencer-se-á que é possível obedecer perfeitamente a Deus.




A pergunta que se faz é: (1)  Quem é que vai ser salvo? Resposta é: Aquele que o tribunal celestial considerar digno da confiança de Deus. (2) Quem será, no juízo, considerado digno da confiança dEle? Resposta: Os que Lhe obedeceram perfeitamente. (3) Então, o fato de você crer que é impossível ou que é possível obedecer perfeitamente a Deus, vai influir na sua salvação ou não? Vai e tremendamente!
A natureza humana de Cristo é apenas um dos degraus da escada; porém, sem este degrau você não consegue subir a escada! Ou seja: se realmente não tivesse havido alguém que, nas condições em que você está, obedeceu perfeitamente à Lei de Deus ... como poderia você assegurar-se de que seria, de fato, possível, pela graça de Deus, realizar tal feito? É, então, fundamental e imprescindível que Aquele que venceu a Satanás, que obedeceu perfeitamente à Lei, tenha estado exatamente nas minhas condições, e que não tenha exercido nenhum poder ou força que não esteja amplamente disponível a nós também, a fim de que Sua experiência seja-nos, de fato, um exemplo e um convite para que Lhe sigamos os passos; para que sejamos -- nós também -- vitoriosos pela Sua graça, sendo, assim, qualificados como dignos da confiança do Senhor
Eis algumas citações do Espírito de Profecia a respeito:
"Não se assente na cômoda cadeira de Satanás e diga que não adianta nada, que não pode deixar de pecar, que não há poder em você para vencer. É claro que não há poder à parte de Cristo, mas é seu privilégio ter Cristo habitando no coração pela fé, e Ele pode vencer o pecado em você, quando coopera com Seus esforços."[1]

 “Cristo não diminui as exigências da lei. Em linguagem inconfundível apresenta a obediência a ela como condição da vida eterna - a mesma condição requerida de Adão antes da queda. O Senhor não espera agora menos de nós, do que esperava do homem no Paraíso, obediência perfeita, justiça irrepreensível. A exigência sob o pacto da graça é tão ampla quanto os requisitos ditados no Éden – harmonia com a lei de Deus, que é santa, justa e boa.” [2]

Falsidades satânicas
“Satanás, o anjo caído, declarara que nenhum homem podia guardar a Lei de Deus depois da desobediência de Adão. Ele alegava que toda a raça humana estava sob o seu domínio.”[3]

“Satanás declarou que era impossível, para os filhos e filhas de Adão, observarem a Lei de Deus, e assim acusou a Deus de falta de sabedoria e amor. Se eles não pudessem obedecer à Lei, então a falta estava com o Legislador. Os homens, que se acham sob o controle de Satanás, repetem essas acusações contra Deus, asseverando que o homem não pode guardar a Lei de Deus. Jesus humilhou-Se, revestindo Sua divindade com a humanidade, para poder colocar-Se como o cabeça e o representante da família humana e, por preceito e exemplo, condenar o pecado na carne e denunciar as acusações de Satanás como mentirosas.”[4]

“Satanás declarou que os seres humanos não poderiam viver sem pecado.”[5]

“Jesus guardou a Lei, provando, além de qualquer controvérsia, que o homem também pode fazê-lo.”[6]

“A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à sua deformidade de caráter. São essas escusas que levam ao pecado. Não há desculpas para pecar. Uma santa disposição, uma vida cristã, são acessíveis a todo filho de Deus, arrependido e crente.”[7]
“Portanto, [Satanás] está constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma de que lhes é impossível vencer.”[8]

Admoestações animadoras
“Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.”[9]

“Podemos vencer. Sim, plena, inteiramente. Jesus morreu para prover um meio de escape para nós, para que possamos vencer o mau gênio, cada pecado, cada tentação e nos assentarmos, afinal, com Ele.”[10]

 “O templo da alma tem de ser sagrado, santo, puro e impoluto. Deve haver uma co-participação em que todo o poder é de Deus e toda a glória pertence a Ele. A responsabilidade recai sobre nós. Precisamos receber em pensamentos e em sentimentos, para dar em expressão. A lei da ação humana e divina torna o recebedor um cooperador de Deus. Ela conduz o homem onde ele, unido com a Divindade, pode efetuar as obras de Deus. A humanidade se põe em contato com a divindade. O poder divino e a atuação humana combinados serão um êxito total, pois a justiça de Cristo cumpre tudo.”[11] [Como? Ao citar a Palavra de Deus, na hora da tentação!].[12]

“Se vocês permanecerem sob a ensangüentada bandeira do Príncipe Emanuel, realizando fielmente Seu serviço, nunca precisarão ceder à tentação; pois está ao lado de vocês Alguém que é capaz livrá-los da queda.”[13]

 “Deus providenciou, em Cristo, meios para vencer todo mau traço de caráter, e resistir a toda tentação, por mais forte que seja.”[14]

 “Por meio da fé em Cristo, toda deficiência de caráter pode ser suprida, toda contaminação removida, corrigida toda falta, e toda boa qualidade desenvolvida.”[15]

 “Pensemos no que a obediência de Cristo significa para nós! Significa que, em Sua força, também nós podemos obedecer.”[16]

"Nem por um pensamento [Jesus] cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco."[17]

 “A vida que Cristo viveu neste mundo, homens e mulheres podem viver mediante Seu poder e sob Suas instruções. No conflito com Satanás eles podem ter toda a ajuda que Ele teve. Eles podem ser mais do que vencedores por Aquele que os amou e Se entregou a Si mesmo em seu favor.”[18]

"Essa vida em vós produzirá o mesmo caráter e manifestará as mesmas obras que produziu nEle. Assim estareis em harmonia com todo preceito de Sua lei.
 “O Salvador tomou sobre Si as enfermidades humanas, e viveu uma vida sem pecado, a fim de os homens não terem nenhum temor de que, devido à fraqueza da natureza humana, eles não pudessem vencer. Cristo veio para nos tornar ‘participantes da natureza divina’ (2a Ped. 1.4), e Sua vida declara que a humanidade, unida à divindade, não comete pecado.”[19]

“Cristo veio à Terra e viveu uma vida de perfeita obediência, para que homens e mulheres, por meio de Sua graça, pudessem também viver vidas de perfeita obediência. Isso é necessário para sua salvação.”[20]
  
“Satanás afirmou que os homens não podiam guardar os mandamentos de Deus. Para provar que eles podiam, Cristo se tornou um homem, e viveu uma vida de obediência perfeita, uma evidência para os seres humanos pecaminosos, para os mundos não-caídos, e para os anjos celestiais, que o homem podia guardar a lei de Deus pelo poder divino que é abundantemente provido a todos os que crêem. Para revelar Deus ao mundo, para demonstrar como verídico o que Satanás negara, Cristo ofereceu-Se para assumir a humanidade, e que, em Seu poder, a humanidade pode obedecer a Deus.”[21]

Logo, se Ele tivesse assumido a natureza de Adão antes da queda, Sua vida de perfeita obediência NADA teria provado a este respeito, destruindo assim o plano da redenção. Note, então, quão perigoso, grave e herético é o pré-lapsarianismo.

 “Por meio do plano da redenção, Deus providenciou meios para subjugar todo traço pecaminoso, e resistir a toda tentação, por forte que seja.”[22]

 “A cada um que se submete plenamente a Deus é dado o privilégio de viver sem pecar, em obediência à lei do Céu." "Deus requer de nós perfeita obediência.”[23] “Cristo morreu para tornar possível a você parar de pecar; o pecado é a transgressão da Lei.”[24]

“Deus afirmou claramente esperar que sejamos perfeitos, e por causa disso fez provisão para sermos participantes da natureza divina.”[25]

“Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: ‘Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.’ João 14.30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia.” [26]

“Como homem Jesus era perfeito, e todavia cresceu em graça ... Mesmo o mais perfeito cristão pode crescer continuamente no conhecimento e no amor de Deus.
 “Jesus Se coloca como refinador e purificador de Seu povo; e quando Sua imagem estiver perfeitamente refletida neles, eles estarão perfeitos e santos, e preparados para a trasladação. Exige-se do cristão uma obra perfeita. Somos exortados a purificar-nos ‘de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.’”[27]

“Todo aquele que pela fé obedece aos mandamentos de Deus, atingirá a condição de impecabilidade [ausência de pecado] na qual Adão viveu antes de sua transgressão.”[28]

 “A obediência de Cristo não deve ser posta de lado como se fosse completamente diferente da obediência que Ele requer de nós individualmente. Cristo nos mostrou que é possível para toda a humanidade obedecer às leis de Deus.”[29]

“Cristo tomou todas as providências para a santificação de Sua igreja. Ele fez abundante provisão para que cada alma tenha tal graça e poder que seja mais do que vencedora na guerra contra o pecado ... Ele veio a este mundo e viveu uma vida sem pecado, para que, no poder de Cristo, Seu povo também possa viver vidas impecáveis. Ele deseja que eles pratiquem os princípios da verdade e mostrem ao mundo que a graça de Deus tem poder para santificar o coração.”[30]

“Nosso Salvador não exige impossibilidades de nenhuma alma. Ele nada espera de Seus discípulos para o que não esteja disposto a dar-lhes graça e poder para realizar. Ele não os chamaria a serem perfeitos se não tivesse em Seu comando cada perfeição de graça para conceder àqueles sobre os quais confere tão alto e santo privilégio.” “Nossa obra é porfiar por atingir, em nossa esfera de ação, a perfeição que Cristo alcançou em cada fase de Sua vida terrena. Ele é nosso exemplo.”[31]

“Deus requer perfeição de caráter de Seus filhos." "Podemos dizer que nos é impossível atingirmos o padrão de Deus; mas quando Cristo veio, como nosso substituto e garantia, Ele era um ser humano ... Com Sua divindade velada pela humanidade, viveu uma vida de perfeita obediência à Lei de Deus.” “Como Cristo viveu a Lei na humanidade, assim podemos fazer, se nos apoderarmos de Sua força.”[32] [Como? Ao citar a Palavra de Deus, na hora da tentação!].[33]

“Ninguém precisa deixar de alcançar em sua esfera a perfeição do caráter cristão. Pelo sacrifício de Cristo, foi tomada providência para que o crente receba todas as coisas que dizem respeito à vida e piedade. Deus nos convida a alcançarmos a norma da perfeição, e põe diante de nós o exemplo do caráter de Cristo. O Salvador mostrou, por meio de Sua humanidade consumada por uma vida de constante resistência ao mal, que, com a cooperação da Divindade, podem os seres humanos alcançar, nesta vida, a perfeição de caráter. Esta é a certeza que Deus nos dá de que também nós podemos alcançar a vitória completa.”[34]

“Em Sua vida e caráter Ele não só revela o caráter de Deus, mas a possibilidade do homem.”[35]

“Ele veio para cumprir toda a justiça e, como cabeça da humanidade, mostrar ao homem que ele pode realizar a mesma obra, atendendo a cada especificação dos reclamos divinos... Perfeição de caráter é atingível para cada um que se esforça por obtê-la.”[36]

“Requer-se obediência perfeita e aqueles que dizem que isso não é possível, lançam sobre Deus a acusação de injustiça e falsidade.”[37]

“Amar e acalentar o pecado é amar e acatar seu autor, que é inimigo mortal de Cristo. Quando eles [o professo povo de Deus] desculpam o pecado e se apegam à perversidade de caráter, dão a Satanás um lugar em suas afeições e lhe prestam homenagem.”[38]

 “O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. ‘Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.’ Mat. 5.48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar.”[39]

 “Ao pecador era impossível observar a lei de Deus, a qual é santa, justa e boa; mas essa impossibilidade foi removida pela comunicação da justiça de Cristo à pessoa arrependida e crente. A vida e a morte de Cristo em favor do homem pecaminoso tinham por finalidade restaurar o pecador à aprovação de Deus, comunicando-lhe a justiça que satisfizesse as reivindicações da lei e encontrasse aceitação da parte do Pai.“[40]
Faremos alarde da nossa perfeição?
“Quanto mais perto vos chegardes de Jesus, tanto mais cheio de faltas parecereis aos vossos olhos; porque vossa visão será mais clara e vossas imperfeições se verão em amplo e vivo contraste com Sua natureza perfeita. Isto é prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder.”[41]

"Quanto mais nos aproximarmos de Jesus, e quanto mais claramente distinguirmos a pureza de Seu caráter, tanto mais claro veremos a excessiva malignidade do pecado, e tanto menos nutriremos o desejo de nos exaltar a nós mesmos."[42]
 “Aqueles que estão realmente buscando o perfeito caráter cristão, jamais condescenderão com o pensamento de que estão sem pecado.”[43]

“Não nos gabaremos de nossa santidade ... Não podemos dizer: 'Estou sem pecado', até que este corpo vil seja transformado e modelado à semelhança de Seu corpo glorioso.”[44]

“Quando o conflito da vida terminar ... quando os santos de Deus forem glorificados, então, e apenas então, será seguro reivindicar que estamos salvos e sem pecado.”[45]

Há diferença entre SER perfeito e fazer ALARDE de ...
Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1a João 1.8). É possível atingirmos a perfeição de caráter, pois eis que está escrito: ‘não se achou mentira na sua boca; não tem mácula.’ (Apoc. 14.5), isto é: são perfeitos. Porém, estes ‘sem mácula’, por não estarem cientes da posição atingida nem se passa em suas mentes o declarar o fato. Considere então que existe uma grande diferença entre estar atingindo a perfeição esperada pelos Céus e declarar o fato, alardear.
“E a alegação de estarem sem pecado é em si mesma evidência de que aquele que a alimenta longe está de ser santo. É porque não tem nenhuma concepção verdadeira da infinita pureza e santidade de Deus, ou do que devem ser os que se hão de harmonizar com Seu caráter; é porque não aprendeu o verdadeiro conceito da pureza e perfeição supremas de Jesus, bem como da malignidade e horror do pecado, que o homem pode considerar-se santo. Quanto maior a distância entre ele e Cristo, e quanto mais impróprias forem suas concepções do caráter e requisitos divinos, tanto mais justo parecerá a seus próprios olhos.”[ 
“Ninguém que pretenda santidade é realmente santo. Aqueles que estão registrados como santos nos livros do Céu não estão cientes desse fato, e são os últimos a se jactarem de sua própria bondade.”[47]  
 “Todos pareciam ter profunda intuição de sua indignidade.”[48]

“Cristo assumiu a humanidade e suportou o ódio do mundo, para  mostrar a homens e mulheres que eles poderiam viver sem pecar, que suas palavras, ações e seu espírito poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida.”[49]

 “Muitos parecem pensar que é impossível não cair em tentação, que eles não têm poder para vencer; e pecam contra Deus com os lábios, expressando desalento e dúvida, em vez de fé e coragem. Cristo foi tentado em todos os pontos, à nossa semelhança, mas sem pecado. Ele disse: ‘Aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em Mim.’ [João 14.30]. Que significa isto? Significa que o príncipe do mal não pôde encontrar em Cristo uma posição vantajosa para sua tentação; e pode suceder a mesma coisa conosco.”[50]

 “A obra do Evangelho não é debilitar as exigências da santa Lei de Deus, senão elevar aos homens até o ponto donde possam guardar seus preceitos.”[51]
 “Ser redimido significa parar de pecar.” [52]
  

Por que buscamos a perfeição?


“A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo.[54] “A honra de Cristo deve ser completa no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo escolhido.[55]

Então almeja-se a perfeição a fim de honrar a Deus, a fim de comprovar que Ele é coerente e justo em nos solicitar que obedeçamos perfeitamente à Sua Lei, apoiados no poder criador de Sua Palavra. Agimos por amor a Ele. Para que Jesus receba a Sua recompensa por aquilo que fez POR NÓS.

Alguém está atingindo a perfeição HOJE?

“O caráter piedoso deste profeta [Enoque – Hebreus 11.5 e Gênesis 5.18-24][56] representa o estado de santidade que deve ser alcançado por aqueles que hão de ser 'comprados da Terra' (Apoc. 14.3), por ocasião do segundo advento de Cristo.”[57]
 “Alguns, em toda geração desde Adão, resistiram a todos os seus [de Satanás][58] artifícios e se destacaram como nobres representantes daquilo que o homem podia ser e fazer - Cristo cooperando com os esforços humanos, ajudando o homem a vencer o poder de Satanás. Enoque e Elias constituem os corretos representantes do que a raça humana poderia ser pela fé em Jesus Cristo, se resolvessem sê-lo. Satanás ficou muito perturbado porque esses nobres e santos homens permaneceram impolutos entre a poluição moral que os rodeava, aperfeiçoaram caráter íntegro e foram considerados dignos para a trasladação ao Céu. Visto que eles se destacaram pela força moral em nobre retidão, vencendo as tentações de Satanás, este não pôde colocá-los sob o domínio da morte.”[59]
 “E há Enoques em nosso tempo.”[60] Então há quem está vivendo HOJE em perfeição bíblica. “Se estes e aqueles, por que não eu?”
Combinação do esforço divino e o humano
“O homem, na obra da sua salvação, depende inteiramente de Deus. Não pode, de si mesmo, dar um passo em direção a Cristo, a menos que o Espírito de Deus o atraia, e essa atração é duradoura, e continuará até que o homem ofenda o Espírito Santo por sua recusa persistente.
“... O Espírito de Deus não Se propõe a fazer a parte que nos compete, quer no querer, quer no efetuar.
 “... Tão logo inclinamos nossa vontade, de modo a harmonizá-la com a vontade de Deus, a graça de Cristo fica pronta para cooperar com o instrumento humano; mas ela não será o substituto para fazer o nosso trabalho, agindo independente de nossa resolução e ação decidida.”[61]

“Vosso senso de dependência vos inclinará à oração e vosso senso do dever vos impulsionará ao esforço ... Deveríeis orar como se a eficiência e louvor fossem devidos exclusivamente a Deus e deveríeis trabalhar como se o dever fosse exclusivamente vosso.”[62]

E A MENSAGEM DA JUSTIÇA PELA FÉ? EM QUE PONTO A IGREJA NÃO A ESTÁ PREGANDO CERTO? QUAL É A CORRETA?
Sem perfeita obediência à Lei de Deus, tal mensagem nem poderia intitular-se 'mensagem de justiça pela fé' e, sim, deveria ser chamada apenas de 'a mensagem da injustiça pela fé'. Considere: por Jesus não ter sido egoísta, aprovaria Ele que os remidos continuassem a ser egoístas?
Bem, temos na IASD dois partidos, um que é a favor e o outro que é contra a mensagem de 1888... devemos compreender bem o que é a mensagem de 1888 ... do contrário poderemos equivocar-se e errar redondamente o alvo. QUAL PARTIDO ESTÁ CORRETO? Os que estão pregando a verdadeira mensagem de 1888 ... pois há, dentro da IASD a administração que prega a falsa mensagem de 1888. Há um partido que está certo: é o que prega a mensagem de COMO se faz para obedecer perfeitamente à Lei de Deus; e há outro partido -- que, por sinal, é maioria absoluta e engloba a administração da IASD -- que é contra a mensagem de que Deus espera que sejamos vencedores pela Sua graça. Esperamos que você seja daqueles ASDs que estão lutando para serem fiéis a Deus ...
Ouça o que nos diz Ellen White:
 “Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.” Testemunhos Para Ministros, págs. 91 e 92.
A Base da justiça pela fé verdadeira, a de 1888, é a humanidade de Cristo pós queda. A maioria da igreja não quer aceitar a humanidade de Cristo pós-queda, por tanto irá rejeitar essa mensagem que é a mensagem do terceiro anjo.
Ouça o que Ellen White diz a esse respeito:  “Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?
A mensagem do terceiro anjo não será compreendida, e a luz que iluminará a Terra com sua glória será chamada de falsa luz pelos que recusam andar em sua glória progressiva.” EVENTOS FINAIS PAG.180 e 181
Essa rejeição da mensagem da justiça pela fé verdadeira, e a rejeição da humanidade de Cristo faz parte da APOSTASIA ÔMEGA profetizada por Ellen White: “O ômega será de natureza mais assustadora... o ômega, será recebido por aqueles que não estiverem dispostos a atender à advertência dada por Deus... Eu sabia que o ômega seguiria dentro de pouco tempo; e tremi pelo nosso povo.” ME VOL.1 PAG.200 a 204.
[1] Nossa Alta Vocação, pág. 76. Ênfases acrescentadas.
[2] Parábolas de Jesus, pág. 391.
[3] Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 136. Ênfase acrescentada.
[4] Signs of the Times, 16 de Janeiro de 1896.
[5] Review and Herald, 9 de março de 1905.
[6] Review and Herald, 7 de maio de 1901.
[7] O Desejado de Todas as Nações, págs. 311 - 312.
[8] O Grande Conflito, pág. 489.
[9] O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.
[10] Testimonies, vol. 1, pág. 144.
[11] Fé e Obras, págs. 26-27.
[12] Nota do compilador.
[13] Nossa Alta Vocação, pág. 19.
[14] O Desejado de Todas as Nações, pág. 429.
[15] Educação, pág. 257.
[16] SDABC, vol. 6, pág. 1074.
[17] O Desejado de Todas as Nações, pág. 123.
[18] Testimonies, vol. 9, pág. 22.
[19] A Ciência do Bom Viver, pág. 180.
[20] Review and Herald, 15 de março de 1906.
[21] Signs of The Times, 10.05.1899. Ênfases acrescentadas.
[22] Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 82.
[23] EllReview and Herald, 27 de setembro de 1906.
[24] Review and Herald, 28 de agosto de 1894.
[25] Review and Herald, 28 de janeiro de 1904.
[26] O Grande Conflito, pág. 623.
[27] Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, págs. 339-340.
[28] Nos Lugares Celestiais, pág. 146; também em SDABC, vol. 6, pág. 1118.
[29] Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 135.
[30] Review and Herald, 1 de abril de 1902.
[31] God´s Amazing Grace, pág. 230.
[32] Signs of the Times, 4 de março de 1897.
[33] Nota do compilador.
[34] Atos dos Apóstolos, pág. 531.
[35] Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 349.
[36] God's Amazing Grace, pág. 141.
[37] Manuscrito 148, 1899.
[38] Nossa Alta Vocação, pág. 321.
[39] O Desejado de Todas as Nações, pág. 311. Ênfase acrescentada.
[40] Fé e Obras, pág. 118.
[41] Caminho a Cristo, págs. 64-65.
[42] Atos dos Apóstolos, pág. 561.
[43] Santificação, pág. 7.
[44] Signs of the Times, 23 de Março de 1888.
[45] Signs of the Times, 16 de maio de 1895.
[46] O Grande Conflito, pág. 473. Ênfase acrescentada.
[47] The Faith I Live By, pág. 140. Ênfase acrescentada.
[48] Primeiros Escritos, pág. 272. Ênfase acrescentada.
[49] The Upward Look, pág. 303. Ênfase acrescentada.
[50] Review & Herald, 10.05.1891 [Mens. Escolhidas, vol. 3, pág. 192]. Ênfases acrescentadas.
[51] Review & Herald, 05.10.1886.
[52] Review and Herald, 25 de Setembro de 1900.
[54] O Desejado de Todas as Nações, pág. 671. Ênfase acrescentada.
[55] Signs of the Times, 25 de novembro de 1897. Ênfase acrescentada.
[56] Nota do compilador.
[57] Patriarcas e Profetas, págs. 88-89.
[58] Nota do compilador.
[59] Review and Herald, 3 de março de 1874. Ênfase acrescentada.
[60] Parábolas de Jesus, pág. 332.
[61] Carta 135, 1898. Ênfase acrescentada.
[62] Testimonies, vol. 4, pág. 538. Ênfase acrescentada.










a) A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. Isto deve constituir nosso estudo. Cristo foi um homem real; deu prova de Sua humildade, tornando-Se homem. Entretanto, era Ele Deus na carne. Quando abordamos este assunto, bem faremos em levar a sério as palavras dirigidas por Cristo a Moisés, junto à sarça ardente: "Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." Êxo. 3:5. Devemos aproximar-nos deste estudo com a humildade de um discípulo, de coração contrito. E o estudo da encarnação de Cristo é campo frutífero, que recompensará o pesquisador que cave fundo em busca de verdades ocultas. (ME VOL.244)


b)Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.” Testemunhos Para Ministros, págs. 91 e 92.


c) Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?      A mensagem do terceiro anjo não será compreendida, e a luz que iluminará a Terra com sua glória será chamada de falsa luz pelos que recusam andar em sua glória progressiva.” EVENTOS FINAIS PAG.180 e 181


d) “ O ômega será de natureza mais assustadora... o ômega, será recebido por aqueles que não estiverem dispostos a atender à advertência dada por Deus... Eu sabia que o ômega seguiria dentro de pouco tempo; e tremi pelo nosso povo.” ME VOL.1 PAG.200 a 204









0 comentários:

Postar um comentário