O BATISMO DOS APÓSTOLOS E DOS PIONEIROS


O BATISMO DOS APÓSTOLOS E DOS PIONEIROS

O Batismo correto é em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo ou em nome de Jesus?
Todos os Pioneiros e Ellen White batizavam em nome do Pai do Filho e do Espírito santo. Por que eles batizavam assim?
Antes vamos ler alguns textos de Ellen White:
         “O fato de não haver controvérsias ou agitações entre o povo de Deus, não deveria ser olhado como prova conclusiva de que eles estão mantendo com firmeza a sã doutrina. Há razão para temer que não estejam discernindo claramente entre a verdade e o erro. Quando não surgem novas questões em resultado de análise das Escrituras, quando não aparecem divergências de opinião que instiguem os homens a examinar a Bíblia por si mesmos, para se certificarem de que possuem a verdade, haverá muitos agora, como antigamente, que se apegarão às tradições, cultuando nem sabem o quê.” Ellen G. White, OE 298.
         “Não podemos manter a opinião de que uma posição uma vez assumida, uma vez advogada a idéia, não deve, sob qualquer circunstância ser abandonada. Há apenas Um que é infalível: Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida”. (Test. Para Ministro, p.105,106)
         “Temem alguns que se reconhecerem estar em erro, ainda que seja num simples ponto, outros espíritos serão levados a duvidar de toda a teoria da verdade. Têm, portanto, achado que não se deve permitir a pesquisa; que ela tenderia para a dissensão e a desunião. Mas se tal é o resultado da pesquisa, quanto mais depressa vier, melhor. Se há aqueles cuja fé na Palavra de Deus não suportará a prova de uma pesquisa das Escrituras, quanto mais depressa forem revelados melhor”; (Test. Para Ministro, p.106)
A BÍBLIA E OS TESTEMUNHOS NÃO SE CONTRADIZEM:
         “A Bíblia deve ser o vosso conselheiro. Estudai-a e os Testemunhos que Deus tem dado; pois eles nunca contradizem Sua Palavra.” (Mensagens Escolhidas, vol.3 p.32)
         “O amor sincero à verdade e a cuidadosa obediência às instruções do Espírito de Profecia serão nossa única proteção contra os enganos do inimigo, os espíritos sedutores e as doutrinas de demônios.” (Crise e Vitória, p.11)
         “Homens podem levantar esquema após esquema, e o inimigo  buscará   seduzir  almas  da  verdade,  mas todos  quantos  crêem  que  o  Senhor tem falado mediante  a  irmã  White,  e  lhe  concedeu uma mensagem,    estarão    seguros    dos    muitos enganos que sobrevirão nestes últimos dias.” (Mensagens escolhidas, Vol. 3, págs. 83-84).
UMA VERDADE ABSOLUTA: OS PIONEIROS INCLUÍNDO ELLEN WHITE BATIZARAM EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO:
         Ellen White: “Os compromissos que assumimos no ato do batismo são assaz compreensivos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhança de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreição, a fim de andarmos em novidade de vida... O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma garantia de que essas potências nos assistirão em todos as nossas dificuldades, quando quer que os invoquemos”. (Testemunhos Seletos, vol. 2 p. 396).
         “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de tecoa; e ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me ó Judá e vós moradores de Jerusalém! Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros: crede em seus profetas e prosperareis.” II Crôn. 20:20.
Depois dessa orientação do espírito de Deus, e tendo essas instruções em mente, vamos prosseguir.
Há muito que já nos havíamos deparado com uma suposta contradição entre o que diz o texto de Mateus 28:19 e o Espírito de Profecia e a espécie de batismo que os grupos vêm praticando. Em Mateus 28:19, e em mais de centenas de passagens dos Testemunhos, o batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, enquanto que o movimento leigo vem batizando em nome de Jesus.
Com o advento do livro Operação Iceberg, de autoria da irmã Marilda Barcellos, nosso grupo de Cotia-SP foi despertado para a necessidade de estudar a fundo a doutrina do batismo. Percebemos a importância de analisar os dois lados da moeda.  Como já havíamos estudado sobre o batismo em nome de Jesus, passamos então a estudar sobre o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Após meses de estudo e oração, a maioria dos irmãos, concluiu que a Bíblia está em perfeita harmonia com o Espírito de Profecia quando recomendam o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O mais relevante fato que se pode perceber nessa controvérsia é o que está latente, subentendido: com a rejeição do batismo citado em Mateus 28:19 vem não somente a rejeição da grande comissão dada por Jesus como também a rejeição aos Testemunhos, uma vez que ignorar a interpretação profética é ignorar aquilo que Deus nos deu justamente para esclarecer os pontos controversos naqueles assuntos que não estão bem claros para nós.
O texto que mais impressiona ao estudante desse assunto é o que está na página 136, do volume 2 do livro Spirit of Prophecy, da irmã White:
“João batizava no arrependimento, mas os discípulos de Jesus, em profissão de fé, batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Os discípulos entenderam que o tipo de batismo é “em nome de Jesus” no sentido espiritual, porque é feito em Sua autoridade (de Jesus); mas a fórmula batismal a ser aplicada no ato do batismo é a que foi dada na grande comissão pelo Senhor Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Os pioneiros da igreja adventista também batizavam da forma descrita em Mateus 28:19, conforme Jesus ordenou, como se pode constatar nas diversas publicações escritas por eles, durante todo o tempo em que a igreja primitiva adventista esteve na verdade.
Recomendamos que os irmãos estudem atentamente o assunto, ponderando que, no tempo em que estamos vivendo, necessitamos mais do que nunca da orientação do Espírito de Profecia para fugir das ciladas do inimigo (como ela mesma profetizou). Estudem o que a Bíblia diz sobre o significado do nome e sua aplicação na pessoa de Jesus e na nossa santificação. Essa é a chave para entender porque em Atos dos Apóstolos eles usavam a expressam “em nome de Jesus”. Desejamos que todos estudem por si mesmos, sem preconceitos, e atentem para o que a irmã White e os nossos valorosos pioneiros falaram sobre a correta forma de batizar.
Para aqueles que desejarem, segue abaixo o link para download do livro Operação Iceberg.  Também teremos um DVD com as palestras, o qual sugerimos que nos escrevam solicitando-o.





0 comentários:

Postar um comentário